Recuperação de habitação em Almeida projecto de m-arq arquitectura

remodelação de habitação em almeida – espaço mínimo

Este projecto consiste na recuperação de um edifício dentro das muralhas de Almeida. Um espaço pequeno com 2 pisos mas apenas 60 m2 de área útil inserido no núcleo histórico de Almeida.

Vista da Muralha de Almeida - Projecto de recupeção de habitação por m-arq arquitectura

Remodelação em Almeida – Espaço mínimo dentro das muralhas de Almeida

O objectivo, transformar esta ruína numa habitação contemporânea com o design de referencia e com toda a tecnologia necessária para uma habitação actual e confortável em todas as estações.

O estado original da moradia é o de ruína, com todo o telhado e interior de madeira em avançado estado de degradação. Sendo apenas possível o aproveitamento das paredes exteriores.

Recuperação de habitação em Almeida projecto de m-arq arquitectura
Alçado principal Existente

 

 

 

Para este projecto de remodelação de habitação, optamos pela criação de uma superfície/ estrutura de madeira que vai servir para organizar todo o projecto.

Imagens de Conceito Recuperação de habitação em Almeida projecto de m-arq arquitectura

Uma superfície que originalmente era curva mas que se foi desconstruindo tornando-se em faces que ocultam a estrutura e cria uma série de arrumos, gavetas e armários conferindo ao interior uma imagem minimalista e facetada.

Recuperação de habitação em Almeida projecto de m-arq arquitectura
Vista da sala a partir da cozinha no piso 0. À esquerda o armário onde se pode colocar televisão e outros aparelhos electrónicos mas também serve de arrumos e plataforma de acesso à escada.
Recuperação de habitação em Almeida projecto de m-arq arquitectura
Ao fundo a parede de madeira oculta vários armários e duas camas. À esquerda a escada de acesso ao quarto no piso superior, totalmente em vidro, transforma-se num elemento escultórico que nos permite circular entre os vários patamares da superfície que nos rege todo o projecto.

Recuperação de habitação em Almeida projecto de m-arq arquitecturaRecuperação de habitação em Almeida projecto de m-arq arquitectura

A cozinha e zona de refeições apresenta-se totalmente integradas na superfície de madeira, ocultando todo o equipamento móvel, e dando ao piso 0 uma característica de open space.

One thought on “remodelação de habitação em almeida – espaço mínimo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *